VENTILAÇÃO MECÂNICA BÁSICA PARA ENFERMAGEM

Esta situação também é vivenciada em hospitais secundários, que por falta de vaga na UTI ou por não possuírem UTI, devem prover ventilação mecânica àqueles pacientes cuja estabilidade respiratória esteja comprometida.
No Hospital das Clínicas, a equipe da Unidade Respiratória, sensibilizada com este fato, tem promovido cursos de educação em serviço para enfermeiros e residentes do hospital. Ventilação Mecânica Básica para Enfermagem nasceu dentro deste espírito de educação em serviço, compartilhado pelo serviço de Enfermagem Médico Cirúrgico II e Serviço de Educação continuada, como um roteiro seguro no manejo de ventiladores mecânicos. É dirigido primariamente para profissionais de enfermagem, mas residentes e fisioterapeutas respiratórios também poderão conferir e atualizar suas condutas.
Ventilação Mecânica para enfermagem terá também grande impacto como texto básico de consulta para todos os profissionais, Brasil afora, que, de alguma forma, estejam envolvidos com o cuidado de pacientes sob ventilação mecânica.
Os sete capítulos do livro apresentam inicialmente elementos básicos de anatomia e de fisiologia do sistema respiratório, assim como conceitos sobre equilíbrio ácido-básico. Seguem- se capítulos sobre modalidades ventilatórias e técnicas de desmame. Seguem-se mais dois capítulos dirigidos especificamente para a enfermagem, um sobre assitsência e outro sobre técnicas de ventilação mecânica. Um capítulo sobre nutrição em pacientes submetidos à ventilação mecânica prolongada encerra o livro, chamando a atenção para esta importante faceta do cuidado global do paciente-crítico.
Os Editores deste livro, seus autores e co- autores devem ser congratulados por disponibilizarem um livro que, embora simples e compacto, atinge um grande contigente de profissionais que necessita de informações básicas para desempenhar com competência e segurança sua diuturna atividade no hospital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário